Fechadura Eletrônica com Microcontrolador PIC

A fechadura eletrônica com microcontrolador PIC foi desenvolvida em conjunto com as colegas Daniela Maionchi e Thainá Moraes para a disciplina de Microcontroladores ministrada pelo professor Alberto Willian Mascarenhas. O chip escolhido foi o PIC16F876A da Microchip de encapsulamento DIP e 28 pinos, semelhante ao Atmega328p-pu.

Hardware

Pinos do microcontrolador

O projeto contou com os seguintes componentes:

  • PIC16F786A (com Cristal 20MHz)
  • Display LCD 16×2
  • Memória I²C externa EEPROM modelo 24C16
  • Teclado 4×4
  • Relé para acionamento da fechadura elétrica
  • Buzzer
  • Botão para redefinição

O desenho esquemático do circuito foi desenhado no Proteus, onde foi possível simular a programação antes de gravar o programa no microcontrolador.

Desenho esquemático do circuito

O display LCD foi ligado ao microcontrolador através de uma ligação paralela utilizando 4 pinos da porta A e 3 pinos da Porta C. O botão para redefinição foi ligado com resistor de pull-down e foi programado para redefinir a conta do administrador caso ele esquecesse a senha. Importante ressaltar que para o barramento I²C funcionar, foi necessário colocar dois resistores pull-up de 10kΩ, um em cada seguimento do barramento. Tanto o acionamento do buzzer, quanto o da bobina do relé que faz o chaveamento da fechadura elétrica, foram feitos através de um transistor.

Funcionamento

A fechadura foi programada para requisitar o cadastramento de um usuário administrador após ligar pela primeira vez. Esse usuário administrador pode tanto liberar o acesso da fechadura fornecendo seu número de ID e seu número de senha corretamente, quanto acessar o Menu da fechadura através do botão no canto superior direito do teclado. O botão de Menu sempre irá requisitar as credenciais do administrador, e somente ele pode cadastrar, consultar e cadastrar usuários. Todos os usuários cadastrados são armazenados na memória EEPROM externa.

O vídeo da fechadura em funcionamento pode ser assistido abaixo.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑